Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Ciências Contábeis

OBJETIVO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Formar profissionais capazes de atuarem em entidades públicas, privadas e do terceiro setor, considerando aspectos científicos, tecnológicos, econômicos, financeiros, sociais, ambientais e do semiárido. Bem como exercer a profissão de forma inovadora, crítica e analítica nos diversos setores da economia e da sociedade, em conformidades com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Ciências Contábeis (Resolução CNE/CES n.º 10/2004) e a filosofia da UFERSA.

 

INFORMAÇÕES  DO CURSO

 

PERFIL PROFISSIONAL 

Os serviços prestados pelo Profissional Contábil são indispensáveis ao funcionamento de qualquer empresa, o que lhe propicia um vasto campo de atuação. Nos dias atuais exigisse desse profissional, conhecimentos inerentes a uma visão global do ambiente econômico-financeiro e sua influência nas alterações patrimoniais. Isso aponta para a necessidade de geração de informações capazes de subsidiar o planejamento e o controle organizacional, agregando valor ao processo de gestão e tomada de decisão dos atuais e potenciais stakeholders.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

O campo de atuação profissional do Profissional Contábil tem fortes perspectivas de crescimento. Dentre as possibilidades de atuação, destacam-se as realizadas em ambientes como:

Empresas (funcionário contratado):
Analista Financeiro, Auditor Interno, Contador de Custos, Contador Geral.

Escritório próprio (profissional liberal):
Auditor Independente, Consultor Contábil, Investigador de Fraudes, Perito Contábil.

Instituições de ensino:
Conferencista, Escritor, Pesquisador, Professor.

Órgãos Públicos:
Agente Fiscal de Rendas (Município, Estado ou União), Auditor do Tribunal de Contas, Contador Público.

9 de outubro de 2014. Visualizações: 6907. Última modificação: 21/06/2022 10:40:00