O Curso de Ciências Contábeis da UFERSA passa a ocupar a 4ª posição entre os cursos mais bem avaliados do país.

Estudante, Gestão 9 de outubro de 2019. Visualizações: 1359. Última modificação: 09/10/2019 08:38:20

O curso de graduação de Ciências Contábeis da UFERSA, completa 10 anos no ano de 2019 e na última edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), destacou-se ao obter o conceito 5 (cinco). O curso foi criado em 2009, com o intuito de formar profissionais capazes de atuarem em qualquer entidade, considerando aspectos científicos, tecnológicos, econômicos, financeiros, sociais, ambientais e do semiárido. Para tanto, desenvolve atividades de pesquisa e extensão, que além de fomentar o aprendizado dos alunos, busca trazer respostas as demandas da sociedade.

Atualmente, o curso assumiu a 4.ª posição, em nível nacional, no ENADE. Tal fato, atrelado ao bom desempenho dos alunos no Exame Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, demonstra que o processo formativo oferecido aos alunos transmite as habilidades e competências, exigidas pelo Ministério da Educação, e aquelas requeridas pelo campo de atuação profissional. Ademais, a qualificação e o cuidado dos professores com o conhecimento compartilhado têm feito a diferença na formação dos alunos e garantido bons resultados.

Cabe destacar que o envolvimento dos alunos e professores com projetos tais como o “Semana do imposto de renda”, “Grupo de estudo em mercado de capitais”, “Contabilidados”, “O custo do seu negócio”, “Educação financeira” e “Contabilidade nas escolas”, dentre outros, também tem contribuído para a formação dos alunos. As atividades desenvolvidas pela Contabilize, empresa júnior do curso, e o Núcleo de Práticas Contábeis, revelam que uma boa formação deve ir além da sala de aula. Tudo isso, atrelado ao compromisso e engajamento mútuo de alunos e professores, tem sido um diferencial nos processos de avaliação pelo qual o curso passa.

Diante disso, reafirmamos o nosso compromisso com a formação dos alunos e sua preparação para a atuação profissional.

Coordenação do Curso de Ciências Contábeis